Em Seu Camping Ou Acampamento Esteja Sempre Com Uma Boa Faca De Sobrevivencia Tatica Ou Kit

Muitos especialistas em tenting e package faca de sobrevivência consideram uma lâmina o equipamento mais importante para enfrentar qualquer cenário de crise, tanto para pesca, acampamento, caça, atividades outdoor ou para situações de emergencia e SOBREVIVENCIA na selva.  E, mesmo que qualquer faca seja útil, a faca correta, pode fazer diferença entre a vida e a morte. Neste artigo você saberá quais são as melhores e qual comprar para que você possa ter o maximo de proveito em suas aventuras com segurança e mais tranquilidade.


Faca Tatica De Sobrevivencia Nautika Ntk Baioneta


Atualmente, devido à influência dos populares programas de sobrevivência (LARGADOS E PELADOS, DESAFIO EM DOSE DUPLA…), o mercado de cutelaria e artigos out of doors cresce a cada dia. Existem centenas de marcas, uma infinidade absurda de modelos, aços de diferentes durezas e propriedades técnicas, o que torna a escolha da faca de sobrevivência “perfeita” algo bem complexo.



 


QUAL O TIPO DE USO DE UMA FACA DE SOBREVIVÊNCIA?


Diferente de uma faca para bushcraft ou camping, uma faca de sobrevivência tem como finalidade tirar você de um cenário de crise, seja ele urbano ou outside, ou te dar meios para permanecer em segurança até a chegada do resgate.


Facas Militares De Sobrevivencia Mercado Livre


QUAIS SÃO AS PRIORIDADES DA SOBREVIVÊNCIA?


Abrigo, fogo, água, alimento e sinalização, não necessariamente nesta ordem. Então, ela deve ser capaz de cortar madeira para confecção de um abrigo, de processar lenha uma fogueira, de confeccionar armadilhas, de improvisar armas primitivas para defesa e faca caça e pesca, entre outras atividades.


Aqui estão algumas das melhores facas de sobrevivência do mundo, falaremos sobre cada uma delas, sua características e, ao remaining, esperamos que você consiga escolher o modelo ideal.


Faca Para Caça E Pesca De Sobrevivencia Combate


MODELOS E FORMATOS


Existem centenas de modelos, aqui vai muito da favorência de cada um. Mas, em minha opinião, o melhor estilo é o drop position (ponta caída) seguido do straight (reto). Porque ele tem uma ponta extremamente resistente que não te deixará na mão, e uma barriga que facilita trabalhos como processar caça e fazer um bow drill (arco e broca).


Faca De Sobrevivencia Caça E Pesca


Importante também o tipo de desbaste, porque influencia diretamente na quantidade de aço e a resistência mecânica. Os mais populares são côncavo (hollow), totalmente reto (whole flat), parcialmente reto (partial flat), convexo (convex) e o escandinavo (scandi).


 


– PARTIAL FLAT: é muito resistente e excelente para rachar madeira, check here costuma ser mais pesado
– Complete FLAT: é muito resistente e excelente para fatiar, é o mais comum nas facas de cozinha
– CONVEXO: provavelmente o mais resistente, é muito comum em machadinhas. Pega um excelente fio, mas é bem complicado para afiar em campo.
– HOLLOW: permite uma afiação bem agressiva
– SCANDI: é o mais fileácil de afiar e o fio fica absurdamente cortante. Mas é bastante frágil por ter menos aço. Sendo indicado para facas de bushcraft.


OUTRAS CARACTERÍSTICAS RELEVANTES


– FULLTANG: A faca de sobrevivência deve ser FULLTANG (integral ou monobloco). Isso significa que ela foi fabricada com um único pedaço de aço, não possui soldas ou emendas que a deixariam mais frágil.


Facas com o cabo oco, e com kits sobrevivência como aquelas do Facas Militares RAMBO.


Facas Militares De Combate Sobrevivencia Rambo


– EMPUNHADURA: o cabo deve permitir uma pegada segura e agradável. Materiais modernos como a micarta e o G10 são bem aderentes e absurdamente duráveis. Sendo a faca fulltang, mesmo se as talas quebrarem, a faca continuará funcional.


– POMO: é recomendado, podendo ser reto ou pontiagudo. O pontiagudo permite que você quebre por exemplo o vidro do carro, já o reto dá para fixar estacas e quebrar castanhas.


– SERRILHADO: evite serrilhado em facas de sobrevivência, porque você perde a área do fio onde tem mais controle, parte essencial para entalhes e cortes precisos. Sem falar que existe ferramentas especiais para reafiar.


– GUARDA: não recomendo facas com guarda no dorso, elas são essenciais a facas militares de combate e adagas, onde ao perfurar, evitará sua mão vá de encontro ao fio. Já em modelos para sobrevivência, a guarda limita posições importantes de empunhadura.


 


AÇO


Devemos estar atentos à sua dureza, à capacidade de retenção de fio, facilidade de afiação e resistência à ferrugem.


Assim, prefira aços carbono como o 5160, o well known aço de mola, e o 1095, muito comum nas facas importadas (KA-BAR, ESEE, TOPS). Outras opções interessantes, facilmente encontradas no Brasil, são o 1070 usado nas facas da IMBEL e do RICARDO VILAR, e o 6150B utilizado nas facas da FASB. A deficiência do aço carbono é que exige manutenção, devendo ser mantido oleado para não enferrujar.


Os aços inox como o AUS8 e o 12C27 tem excelente resistência à ferrugem, boa retenção de fio, mas são difíceis de afiar em campo e estão mais sujeitas a dentes.


TAMANHO


Sua faca de sobrevivência deve estar sempre junto ao corpo. Por mais que a BK9 deixe o trabalho pesado mais fileácil, nem sempre estará na cintura. Já uma neck, até conseguirá processar madeira. Porém, por ser leve e curta, será uma tarefa mais árdua, que exigirá a técnica do batoning.


Na minha experiência, o tamanho o perfect tem entre five” e seven” polegadas de lâmina. Além do tamanho, devemos também estar atentos à espessura. Teoricamente, quanto mais espessa, mais resistente ela será. Recomendo que tenha entre 4 e 6mm.


PESO


A faca deve ter peso suficiente para cortar galhos sem o auxilio de outro instrumento, mas não deve ser pesada ao ponto de incomodar quando na cintura. Diria que o suitable é algo entre 250 e 500g.


BAINHA


Uma boa bainha permitirá transportar a faca em segurança e mantê-la sempre à mão. Os melhores materiais são o kydex e o plástico moldado. O kydex é extremamente durável, permite usar a faca em diversas posições, adicionar bolsos, pederneiras, ainda pode ser lavado. O couro também é uma boa opção, mas tem a deficiência de reter umidade, o que pode ser um grave problema em facas de aço carbono.


Faca Militar De Sobrevivencia Combate Rambo


CONCLUSÃO


Por mais que a faca perfeita seja aquela que você tem à mão quando algo dá errado, se você leva a sério sua sobrevivência, terá escolhido e portará um modelo em que pode confiar a sua vida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *